Queridinho dos profissionais de Marketing em geral e das agências de Propaganda, o Inbound é um conjunto de técnicas e estratégias não invasivas que visam atrair possíveis clientes através de conteúdo relevante em sites, blogs, redes sociais e demais meios digitais. Vale lembrar que, neste material ainda não falaremos sobre funil de vendas ou metodologia de aplicação, isso vai ficar para uma próxima oportunidade.
E aí, pronto para aprender sobre essa ferramenta? Pegue a sua caneca de café e venha com a gente.

1 – Faça bom uso dos robôs.
Espera, não estamos falando propriamente de robôs como aqueles que você vê no cinema, mas, sim, plataformas de automação. Esses mecanismos permitem gerenciar e captar contatos (leads) de maneira intuitiva, automatizada e bem mais organizada do que um humano faria. A maior parte das plataformas também permite a criação de landing pages, onde o usuário normalmente preenche um cadastro para receber algo de seu interesse, como: um e-book, um guia, material exclusivo etc.

2 – Uma estratégia, múltiplas plataformas.
O Inbound pode coexistir com todas as ideias e estratégias já adotadas por sua empresa, de maneira orgânica e totalmente funcional. Vale ressaltar que, como tudo relacionado a marketing, é importante estabelecer metas e mecânicas de execução. Ah, dentro do Inbound também é possível ajustar projetos que se encontram em andamento, estabelcer novos objetivos, simplesmente adicionando mais ramificações na “árvore de conteúdo”.

3 – Compreenda a jornada de compra do seu consumidor.
Se o seu processo de aquisição de clientes é custoso e demorado, o Inbound vai funcionar para o seu negócio. Se não é, vai dar muito certo também. Isso acontece porque toda a mecânica e estrutura é planejada de acordo com o método de compra do seu produto e/ou serviço, com base nos pilares: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Todos esses processos podem ser executados de maneira automática, porém o mais comum é que a parte de vendas já seja realizada por humanos.

4 – Faça o cliente procurar pela sua empresa e não o contrário.
Já falamos algumas (milhares) de vezes sobre conteúdo em nossos artigos. É importante ir além da superfície, criar material respondendo as principais dúvidas do mercado, procure ir além do óbvio e, principalmente, esteja sempre um passo à frente da concorrência. Ofereça conteúdos variados em todos os canais, mas nunca se esqueça: investir em qualidade é sempre melhor que em quantidade.

5 – Saiba qual o momento exato de colher os frutos do seu trabalho.
Se você tem uma ampla lista de potenciais clientes que consomem o seu conteúdo, interagem de maneira recorrente e estão sempre querendo saber um pouquinho mais, talvez seja esse o momento do time de vendas entrar em jogo com aquela proposta vencedora. Lembrando que no Inbound a estratégia não acaba quando a venda é concretizada. O próximo passo é transformar o seu comprador em um embaixador da marca, mas isso é assunto para uma próxima matéria.

Gostou e quer saber mais?
Se você achou que esse conteúdo fez todo o sentido, porém você não tem conhecimento, experiência ou até mesmo ideia de como implantar isso, aqui vai outra dica: entre em contato conosco e deixe a nossa equipe de especialistas avaliar os seus problemas e propor as melhores soluções.
Abelha Rainha. Comunicação real, resultados de verdade.
Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre comunicação e negócios: Facebook, Instagram e LinkedIn.
