Blog: ainda compensa investir nisso?

O domínio das redes sociais na internet pode ter tirado os holofotes dessa plataforma, mas os blogs conservam uma habilidade muito interessante, especialmente para as empresas: a visibilidade

Nós sabemos, ler um blog afirmando que compensa investir em blog parece uma tática manjada. Mas observe: a Abelha Rainha é uma agência de publicidade e, assim, temos a obrigação de fazer nossos clientes entenderem todas as opções e possibilidades de divulgação dos seus produtos e serviços. E acontece que blogs são – respondendo à pergunta do título – um investimento interessante para sua marca, se você trabalhar o conteúdo corretamente. É o que vamos explicar a seguir.

Para quem chegou no digital há pouco tempo, ou para quem a memória não ajuda, antes das redes sociais aparecerem e se tornarem o “RG” de todo mundo na internet, os blogs surgiram como uma ferramenta que permitia que qualquer pessoa publicasse seus pensamentos, suas fotos, textos, poemas etc. Era uma espécie de “diário virtual”, público, prático e eficaz: bastava ter um computador com acesso à internet.

E claro que, com as pessoas adentrando esse universo, as empresas também aproveitariam a onda. E, por algum tempo, houve um volume considerável de blogs corporativos vendendo – e vendendo bem. Mas na última década, a praticidade das redes sociais arrastou o público e fez muitas empresas “esquecerem” ou até abandonarem a blogosfera.

“Mas eu já estou nas redes sociais…”

Redes sociais são importantes e, hoje, são necessárias a quem quer disputar um lugar ao sol no marketing digital – e quando jogamos luz para os blogs, não estamos tentando desdizer isso. Muito pelo contrário: queremos mostrar que as redes são, na verdade, o “anzol” que você joga para capturar seus leads e levá-los àquele lugar onde você constrói e mostra sua autoridade, o meio onde você aprofunda a fidelidade dos clientes com sua marca: o blog.

Note: provavelmente você leu nosso post no Instagram, no Facebook ou no LinkedIn, clicou no link indicado e está aqui, onde estamos fazendo aquilo que o marketing chama de “educar” o leitor. Mas, lógico, não basta ter um blog e postar qualquer coisa, a qualquer hora: é necessário seguir algumas regras e conhecer alguns porquês.

O caminho das pedras digitais

Primeiro: é necessário trabalhar com planejamento, pensar a estrutura do blog, criar conteúdo de valor para os leitores, resolver dúvidas e gerar, nos leitores, oportunidades de negócio. Esse é o ponto de partida para o blog ajudar sua empresa a alcançar objetivos de marketing.

Da mesma forma que nas redes sociais, publicar conteúdos só por “modinha”, sem qualquer estratégia por trás, não costuma trazer resultados efetivos para as empresas. Na verdade, foi justamente isso que ajudou a desgastar a estratégia de blogging – e é uma das razões para as mudanças frequentes dos algoritmos e outras ferramentas de publicação nas redes.

Se sua empresa faz publicações de qualidade, que ajudam o seu público a resolver dúvidas e necessidades sobre seu produto ou serviço, seu blog constrói a autoridade da sua marca e ajuda a alcançar objetivos de marketing e vendas.

Isso, aliado a algumas utilidades, como a otimização de SEO, faz sua página atrair visitantes da busca orgânica do Google – aquela em que as pessoas digitam uma dúvida no campo de pesquisa do buscador e seu blog aparece indexado entre os primeiros resultados, sem você (ou sua empresa) precisar pagar por isso. E é aqui que deve estar o seu foco, porque as redes sociais não conseguem esse resultado.

E por falar em resultado…

Um levantamento de 2019 da HubSpot mostra que blogs estão entre as três principais formas de mídia na estratégia de conteúdo das empresas. E quase 30% do tráfego da web é gerado pelos buscadores, o que mostra o potencial de alcance e tráfego desse canal, segundo uma pesquisa da plataforma Statista. Enquanto houver usuários interessados em resolver suas dúvidas no Google, os blogs vão continuar sendo relevantes.

E aí, que tal ter um blog para chamar de seu? E antes de desistir pensando na dificuldade de ter que aprender a lidar com SEO e tudo que vem junto de mais esse poderoso meio de comunicação, entre em contato com a gente. Mande um e-mail para [email protected] e marque uma reunião, vamos mostrar nossos cases e as possibilidades de transformar sua marca em um deles.

Compartilhe: